Resenha do livro Padrões Javascript
Título: Padrões Javascript; Autor: Stoyan Stefanov; Editora: Novatec; ISBN: 2147483647; Ano: 2010; Páginas: 240;Quer realmente aprender javascript? O livro Padrões JavaScript traz em síntese todo o alicerce para você aprender da melhor forma possível a utilizar esta tão usada linguagem...
Título: Padrões Javascript
Autor: Stoyan Stefanov
ISBN: 2147483647
Ano: 2010
Páginas: 240
Acabamento: Brochura
Origem: Nacional
Formato: Médio
Capítulo 1 – Introdução
Traz especificamente a introdução a linguagem, conceitos, orientação a objetos, o ambiente e ferramentas como o JSLint para testar seus códigos.
Capítulo 2 – Conceitos Básicos
Este capítulo já traz a programação, explica por que utilizar menos variáveis globais, quais os problemas que muitas variáveis globais trazem e a organização melhor do código. Além disto o leitor é introduzido aos loops, conversões de formatos de variáveis, organizar o código com endentação. O que mais me chamou atenção neste capítulo foi que o autor mostra como criar e usar convenções de nomeação para que seja fácil de compreender o código quando for fazer uma possível manutenção neste.
Capítulo 3 – Literais e construtores
O capítulo traz padrões de notação literal disponíveis no JS. As notações literais permitem definições de objetos mais concisas, expressivas e menos sujeitas a erros. No capítulo é visto arrays, expressões regulares e funções construtoras embutidas como Object() e Array().
Capítulo 4 – Funções
Este capítulo é específico para funções. Você vai aprender a declarar, como elas funcionam, como retornar e passar parâmetros, como utilizar variáveis globais e locais dentro da função. Um ponto abordado no capítulo são os Hoisting (hasteamento) de função. Hoisting é o termo utilizado para para o comportamento de declarações de função e variáveis locais e globais.
Capítulo 5 – Padrão de criação de objetos
Este capítulo trata somente de padrões de objetos. Padrão de como criar os nomes, onde criá-los, se são métodos privados, privilegiados, públicos e etc. Também verá sobre padrões de sandbox, muito utilizados em APIs, como a do PayPal, por exemplo. Verá também como criar membros estáticos públicos e privados. Um bom capítulo para ter base na criação de objetos.
Capítulo 6 – Padrões de reutilização de código
Todo programador adora este termo: “reutilização de código”. Muitos porém, o deixam de fazer e sempre vivem reinventando a roda. Pois este capítulo trata exatamente sobre isto, como fazer um bom código para que possa vir a ser reutilizado futuramente. Padrões de herança, compartilhamento de protótipos, métodos emprestados e etc.
Capítulo 7 – Padrões de projeto
Singleton, factory, decorator, iterator, strategy, façade, Proxy, mediator e observer são parte que você verá neste capítulo que é cheio de nomenclaturas que na verdade você conhece. O Sinlgeton fala sobre a utilização do comando NEW, instancia de propriedades estáticas e closure. É bom saber o que são as nomenclaturas e como utilizá-las padronizadas.
Capítulo 8 – javascript e padrões de navegador
O DOM (Document Object Model). O Dom representa a maneira como os navegadores web enxergam o documenrto HTML. Após carregar o documento o navegador monta uma estrutura de árvore na memória e a partir daí podemos manipulá-lo a vontade. Neste capítulo você verá como fazer acesso e manipulação do DOM. Verá também padrões de navegadores, como tratamento de eventos, funções de execução longa como setTimeout(), script remoto com XMLHttpRequest, JSONP. Combinações de javascript, utilização de CDN, pré-carregamento de javascript como olazy load e sob demanda.
É um excelente livro para quem precisa trabalhar com javascript. Diria até que é um livro extremamente necessário para iniciar na linguagem. Por mais que você esteja iniciando, aprender padrões e iniciar certo é muito melhor do que se frustrar nas tentativas e erros. Aconselho a leitura que é válida!
BY
Nenhum comentário:
Postar um comentário