O que pensa o consumidor?
Está ai uma pergunta que diversos planners se
fazem todos os dias. Mas será que estamos mesmo nos preocupando com
isso? Se sim, ótimo. Se não está hora de revermos nossos conceitos...
Está ai uma pergunta que diversos planners se fazem todos os dias. Mas será que estamos mesmo nos preocupando com isso? Se sim, ótimo. Se não está hora de revermos nossos conceitos...
Cada planner tem um perfil. Assim como um
criativo tem mais facilidade para criar um anuncio e outro um banner
(por exemplo) nós planners também temos nossos perfis. Alguns são mais
focados em estratégia outros em pesquisa outros em inovação.
Eu sou no comportamento do consumidor. Sou um planner que busca muito
isso em livros, pesquisas, estudos de mercado e matérias publicadas em
sites, mas só isso não é suficiente! É preciso conversar com as pessoas!
Me enche os olhos quando, como hoje, eu vejo um
cliente falando que antes de entender o perfil a fundo do consumidor
dele, ele não quer fazer nada de novo, pois hoje as suas ações de comunicação são simples mas resolvem. Se quer inovar, vamos entender o que as pessoas querem!
Olhei e disse "como precisamos de mais pessoas
pensando igual a você no mercado..." ele não entendeu muito, mas no
decorrer da reunião eu soltei um "ainda hoje recebemos o brief falando
que o publico-alvo são homens 35+ classe ABC" ele me olhou em silencio mas acredito que entendeu o porquê da minha frase no começo da reunião.
Na minha modesta opinião, quanto mais as marcas entenderem
que o consumidor não é um homem de 35 anos classe B, mas sim que esse
homem pesquisa na web antes de comprar, que conversa com amigos antes de
decidir uma compra, que tem um lado emoção e um razão para decidir por
qualquer marca, que a sua esposa influencia na compra, que sua filha
influencia mais ainda, mesmo tendo 2 anos de idade, que esse cara gosta
de ir a bares e restaurantes em noites de calor mas que no frio ele opta
por ficar em casa assistindo TV debaixo das cobertas comendo pipoca...
Quanto mais entender isso mais as marcas vão conseguir atingir o coração
desse consumidor. É essa paixão que é preciso despertar no consumidor.
Qual a probabilidade de um homem entrar no metro ver uma
mulher, se apaixonar por ela, saírem do metro casados?? Então, qual a
possibilidade desse mesmo homem ir ao supermercado, ver um produto e
comprar sem nunca ter visto nada sobre ele? A "conquista" é a semelhança
dos dois casos. As marcas precisam conquistar o consumidor. E estão
fazendo?
Sou um heavy user de Coca-Cola como sempre brinco nas
minhas aulas. Eu já fui conquistado pelo produto mas nunca pela marca.
Não a sigo no Twitter pois nas vezes que tentei falar com ela fui
ignorado. Ok, ela já me conquistou, trabalho feito, mas eu não posso
conquistar mais pessoas para a marca?
Outro dia via meu Twitter (@plannerfelipe) fiquei
brincando com 4 amigos sobre a marca. Um deles gosta mais de Pepsi e
vivemos brincando um com o outro. Cadê a Coca-Cola ou a "pode ser" para
entrarem na brincadeira? Quando se entende o que pensa o consumidor fica
mais fácil essa conquista.
Mas como entender? Como saber o que quer? Como quer? Onde?
Bem, estamos falando de internet. Vivemos um momento em que o usuário
expõe o que quer nas Redes Sociais ou Blogs. Vivemos em uma época em que
as pessoas dão o check in no restaurante, parque, casa, banco,
livraria.
Eu consigo saber onde varias pessoas que sigo no Twitter e
Facebook moram, trabalham, comem, compram, Shopping que vão. Obrigado
Foursqaure. E nem preciso de muito esforço para isso. As pessoas falam
por que querem. Imagina uma marca o quanto ganha com isso. O quanto isso
pode ajudar nas pesquisas. Uma nova fonte rica de informação a nossa
inteira disposição. Quero saber onde mais se consome Coca-Cola? Pesquiso
a palavra e acho milhares de pessoas falando sobre o seu consumo em um
bar ou restaurante.
Qual o filme mais legal no cinema? Digito alguns e tenho a
sincera opinião de um pessoa e não um critico de cinema que nada mais é
do que um cineasta frustrado. O que vale mais a pena.
E você sabe o que seu consumidor pensa?
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