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domingo, 11 de março de 2012

GLOSSÁRIO LOGÍSTICA E AFINS...


Glossário


• ABC(VIDE CUSTEIO ABC):
• ASN (ADVANCED SHIPPING NOTICE/AVISO ANTECIPADO DE DESPACHO):
É uma transação eletrônica na qual o fornecedor transmite o aviso de despacho das remessas pendentes aos clientes. Dessa forma, o cliente identificará antecipadamente o recebimento de pedidos, podendo planejar melhor a entrada física das mercadorias nos depósitos.
• ATIVIDADE:
É uma reunião de recursos humanos e de materiais tecnológicos e financeiros com a finalidade de se produzir bens ou serviços.
• BENCHMARKING:
É uma prática comum para estabelecer referenciais contra os quais pode-se comparar o desempenho da empresa em questão.
• BEST PRACTICES(MELHORES PRÁTICAS):
É uma prática, técnica, modelo ou conjunto de regras destinadas a facilitar a implementação do ECR.
• CADEIA DE ABASTECIMENTO(SUPPLY CHAIN):
O completo processo de abastecimento, desde a busca por matérias-primas para beneficiamento até a compra do consumidor final.
• CAO(COMPUTER ASSISTED ORDERING):
É um sistema operado pelo distribuidor que gera automaticamente pedidos de reposição quando as vendas causam redução a um nível pré determinado de estoque.
• CAPACITAÇÃO/HABILIDADE:
É a habilidade de processo para produzir produtos/serviços de acordo com as especificações técnicas. Refere-se a variância inerente do processo que está em estado de controle estatístico.
• CATEGORIA:
É um grupo de produtos que os consumidores entendem como inter-relacionados, e/ou substitutos, no atendimento de certa necessidade.
• CATEGORIA DE CONVENIÊNCIA:
São categorias gerenciadas para reforçar a imagem do varejista como loja de full service (serviço completo), pelo fornecimento do valor adequadoao consumidor-alvo no atendimento de suas necessidades de reposição não-planejadas.
• CATEGORIA DE DESTINO:
São categorias que determinam o varejista como loja claramente preferida pelo fornecimento de um valor consistente e superior ao consumidor-alvo.
• CATEGORIA DE ROTINA:
São categorias que determinam o varejista como loja claramente preferida pelo fornecimento de um valor consistente e competitivo no atendimento das necessidades de rotina/estocagem do consumidor.
• CATEGORIA SAZONAL/TEMPORÁRIA:
São categorias gerenciadas para reforçar a imagem do varejista como loja preferida pelo fornecimento de um valor competitivo e oportuno ao consumidor-alvo.
• CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO:
É um armazém com plataformas de recebimento e expedição, no qual produtos são recebidos, armazenados (em alguns casos, os produtos não são armazenados) e posteriormente expedidos para os pontos de venda ou outros centros de distribuição.
• CHECK OUT:
É o local no espaço de venda no qual se localiza a caixa registradora/unidade de leitura ótica e se efetiva a venda.
 • CÓDIGO DE BARRAS:
São meios de captura automática de dados em formato legível por equipamento óptico, com barras paralelas escuras e claras, dos números e informações que identificam produto, local, processo em suas diferentes embalagens e meios de manuseio.
• COLETOR DE RÁDIO FREQÜÊNCIA:
É um equipamento de leitura ótica, com funções similares a um scanner, que não necessita porém de uma base fixa de operação, pois funciona por meio de rádio freqüência e é portátil.
• COMPRA FUTURA(FORWARD BUYING):
É a prática de comprar produtos em quantidade superior à demanda atual, porém não em quantidade suficiente para atender a uma demanda a longoprazo, com o objetivo de conferir ganhos de economia de escala, negociação e outros.
• CPFR (COLLABORATIVE PLANNING, FORECASTING AND REPLENISHMENT):
Processo pelo qual multiplas empresas coletivamente gerenciam previsão de vendas, produção e reposição.
• CRM(CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT):
Uso de ferramentas de vendas, marketing e serviços para conhecer o consumidor em profundidade e então elaborar propostas focadas no consumidor com o objetivo de reter clientes de alto valor.
• CROSS DOCKING:
São sistemas de distribuição nos quais os produtos recebidos no depósito ou no centro de distribuição não são armazenados, mas sim preparados para serem enviados aos pontos de venda de destino. Esse procedimento é viabilizado por meio da identificação dos produtos mediante a entrega dos caminhões, de forma que os produtos ou pallets de produtos sejam imediatamente deslocados para a doca de embarque para então seguirem aos seus destinos finais.
• CRP(VIDE REPOSIÇÃO CONTÍNUA):
• CUSTEIO ABC:
Metodologia de custeio de produtos e serviços de uma empresa, com base nos recursos e atividades consumidos para produzi-los. Para isso, o ABC procura identificar quais são as atividades que tais produtos/serviços demandam para serem produzidos e quais são os recursos necessários para suportar tais atividades. Essa metodologia permite reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos, além de prover os gestores com informações mais confiáveis sobre os reais custos dos produtos e serviços.
• DIRECIONADORES DE CUSTO:
É um fator mensurável que determina a ocorrência de uma atividade, como por exemplo o tempo para desempenhar uma atividade, o número de pallets movimentados etc. É possível identificarmos direcionadores de recursos e de atividades. Os direcionadores de recursos são aqueles que demonstram a relação de consumo dos recursos por uma determinada atividade, servindo para custeá-la. Enquanto isso, os direcionadores de atividades identificam a maneira como os produtos "consomem" as atividades, ou seja, o quanto de cada atividade cada produto (ou serviço) demanda para ser produzido, servindo para custear o produto.
• DPC(DIRECT PRODUCT COST/CUSTO DIRETO DO PRODUTO):
É uma ferramenta que atribui a produtos específicos todos os custos diretos (despacho, armazenamento, estoque etc.), no esforço de determinar a Lucratividade Direta do Produto.
• DPP(DIRECT PRODUCT PROFITABILITY/LUCRATIVIDADE DIRETA DO PRODUTO):
É um método contábil que verifica a contribuição de cada produto no lucrototal do varejista pelo refinamento das margens brutas em contribuições líquidas para custos e lucros por SKU.
• DSD(DIRECT STORE DELIVERY/ENTREGA DIRETA À LOJA):
É um método de entrega dos produtos dos fabricantes diretamente nas lojas, sem passar pelo distribuidor/atacadista ou CD do varejo. O inventário de loja (modelo de estoque e reposição) pode ser gerenciado pelo fornecedor com níveis variáveis de supervisão do varejista, embora a entrada dos produtos seja feita tanto pelo fornecedor quanto pela loja.
• DUN 14:
É uma estrutura numérica e código de barras para identificação de unidades de despacho.
• EAN(EUROPEAN ARTICLE NUMBERING):
É a entidade internacional que administra o sistema de numeração de produtos e locais, os códigos de barras e a linguagem de negócios EANCOM dentro de padrões aceitos internacionalmente.
• EAN 128:
É uma simbologia expressa em código de barras utilizada para identificações primária e secundária de produtos. A identificação primária consiste em dois formatos: o Código Serial de Embalagem de Despacho (SSCC), para embalagens com produtos sortidos, e o Código de Embalagem de Embarque (UPC), para embalagens padronizadas, recomendado para identificação de pallets.
• EAN 13:
É uma estrutura numérica e código de barras padronizados para a identificação de unidades de consumo.
• EANCOM:
É a versão simplificada do UN/EDIFACT que abrange 42 mensagens voltadas para os processos de comercialização de mercadorias e serviços, incluindo serviços de transporte e transações financeiras.
• ECR(EFFICIENT CONSUMER RESPONSE/RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR):
É uma estratégia na qual o varejista, o distribuidor e o fornecedor trabalham muito próximos para eliminar custos excedentes da cadeia de suprimentos e melhor servir ao consumidor.
• EDI (ELECTRONIC DATA INTERCHANGE/INTERCMBIO ELETRÔNICO DE DADOS):
É uma troca automatizada, de um computador para outro, de informações de negócios estruturadas, entre uma empresa e seus parceiros comerciais, de acordo com um padrão reconhecido internacionalmente.
• EDIFACT:
É a linguagem definida pela Organização das Nações Unidas para o Intercâmbio Eletrônico de Dados em Administração, Comércio e Transportes.
• EDLP(VERY DAY LOW PRICE/PREÇO BAIXO TODOS OS DIAS):
É a estratégia de precificação do varejista, a qual consiste em estabelecer compromissos de fornecimento de longo prazo com fornecedores, envolvendo grandes quantidades, com o objetivo de ofertar produtos a baixos preços ao consumidor.
• EFT(ELECTRONIC FUND TRANSFER/TRANSFERÊNCIA ELETRÔNICA DE FUNDOS):
É uma transação contemplada pela tecnologia EDI, que administra e transmite, entre duas empresas distintas, faturas, notas de crédito, notas de débito etc. Também é conhecida como EDI financeiro.
• EVA (ECONOMIC VALUE ADDED/VALOR ECONÔMICO AGREGADO):
É o indicador de desempenho das empresas que consiste na subtração do Lucro Líquido (após a dedução do Imposto de Renda) do Investimento Total.
• GERENCIAMENTO DE ESPAÇO(SPACE MANAGEMENT):
É uma ferramenta para auxiliar o varejista a remanejar as mercadorias da loja determinando quais categorias de produtos estão superestocadas, quais são mais lucrativas e, ainda, quais deverão ser acrescentadas. Auxilia na identificação do sortimento adequado para cada categoria, bem como na elaboração do planograma.
• GERENCIAMENTO POR CATEGORIAS(CATEGORY MANAGEMENT):
É o processo conjunto do varejista/fornecedor, que consiste em gerenciar as categorias de produtos como unidades estratégicas de negócios para produzir resultados comerciais melhorados concentrando esforços para entregar maior valor ao consumidor.
• GM ROI(GROSS MARGIN/RETURN ON INVENTORY)):
É o indicador de desempenho que mede o retorno da margem bruta sobre o investimento em estoque.
• INPUT:
É o trabalho que chega em um centro de trabalho ou unidade produtiva ou é a informação recebida sobre um produto ou serviço que possibilita a execução de uma atividade.
• INTRODUÇÃO EFICIENTE DE PRODUTO(S):
É a estratégia que envolve os processos de desenvolvimento e lançamento de produtos destinados a satisfazer as necessidades latentes do consumidor, ou a atendê-las parcialmente.
• INVENTÁRIO PERPÉTUO(PERPETUAL INVENTORY):
É um sistema de gestão dos estoques que mantém um nível esperado de estoque por item dentro da loja. Esse sistema deve refletir todas as movimentações físicas (entradas e saídas de produtos).
• JUST-IN-TIME:
É a prática de logística referente à reposição de estoques. As quantidades e ocasiões de reposição devem ser planejadas de forma a garantir o giro de estoque baseado nas informações de demanda e baixas de estoque preanalisadas. Os elementos principais do Just-in-Time são: ter somente o estoque necessário, quando necessário; melhorar a qualidade, tendendo à zero defeitos; otimizar lead times reduzindo tempos de setup, filas e tamanhos de lote; revisar incrementalmente as operações e realizar tudo isso a um custo mínimo.

• MELHORES PRÁTICAS(VIDE BEST PRACTICES):
• OBJETOS DE CUSTO:
É a razão pela qual as atividades são realizadas. Produtos, serviços, projetos e clientes são exemplos de objetos de custo. Um produto é um objeto de custo, pois, para que ele seja produzido, distribuído e vendido, é necessária a realização de diversas atividades que só são executadas com o intuito de dispor esse produto para o consumidor.
• PALM TOPS:
É um computador portátil utilizado pelos vendedores de campo com a finalidade de registrar eletronicamente as informações comerciais pertinentes ao processo de vendas, possibilitando seu download direto no sistema do fornecedor, dispensando a manipulação manual de informações.
• PARCEIROS COMERCIAIS:
São as partes envolvidas em uma transação comercial.
• PDV - PONTO DE VENDA:
É o lugar físico no espaço de vendas do varejista onde se concretiza efetivamente a venda ao consumidor final - caixas registradoras/checkouts. Também é utilizado para descrever o equipamento que registra a venda ao consumidor. Hoje, é chamado de EECF - Equipamento Emissor de Cupons Fiscais. Nele, pode estar ligado um leitor ótico, o scanner, que lê os códigos de barras.
• PEPS - PRIMEIRO QUE ENTRA/PRIMEIRO QUE SAI(FIFO - FIRST IN/FIRST OUT):
É um conceito de organização de estoques, principalmente em se tratando de perecíveis, no qual as mercadorias estocadas deverão ser despachadas na mesma ordem de entrada, isto é, as primeiras mercadorias recebidas serão as primeiras a serem despachadas.
• PERFECT ORDER(PEDIDO ATENDIDO SEM ERROS):
São entregas que atendem completamente aos quesitos de sortimento, quantidades e prazo estipulado, estando livre de problemas (qualidade dos produtos, leitura ótica, código EAN etc.) e permitindo o faturamento completo.
• PICKING LIST:
É a listagem de materiais a serem retirados do estoque para a fabricação de produtos acabados ou para a montagem e expedição dos produtos dos pedidos dos clientes.
• PLANOGRAMA:
É o desenvolvimento de mapas da área de vendas das lojas para identificar a posição e a localização dos produtos, que estão agrupados de acordo com algumas características comuns (tamanho, volume de vendas etc.) nas gôndolas/prateleiras.
• PREVISÃO DE VENDAS:
É a função que tenta prever vendas e uso de produtos para que eles possam ser comprados ou fabricados em quantidades adequadas com antecedência.
• PROMOÇÃO EFICIENTE DE PRODUTO(S):
É a estratégia que redireciona as promoções dos fornecedores, dos simples subsídios aos varejistas, para atividades de vendas ligadas diretamente ao comportamento de compra do consumidor. Um aspecto-chave é o balanceamento entre o fluxo de produtos na promoção e a demanda do consumidor, permitindo benefícios substanciais na diminuição de estoques na cadeia. Outro aspecto é o desenvolvimento do melhor mix de promoções dos produtos de uma mesma categoria.
• PULL SYSTEM:
É o esquema de reposição de mercadorias no qual a demanda real do consumidor é o que determina a compra e abastecimento de produtos ao varejista.
• PUSH SYSTEM:
É o esquema de reposição de mercadorias no qual o fornecedor força a venda de produtos ao varejista, objetivando iniciar uma reação em cadeia que levará seus produtos ao consumidor final.
• RECURSOS:
É todo insumo econômico aplicado ou utilizado para a realização de uma atividade dentro de uma organização.
• REPOSIÇÃO CONTÍNUA:
É a prática de parceria entre os membros do canal de distribuição que altera o tradicional processo de reposição de mercadorias de geração de pedidos elaborados pelo distribuidor, baseado em quantidades economicamente convenientes, para a reposição de produtos baseada em previsão de demanda efetiva. Busca integrar, por meio de práticas distintas, o fluxo de informações e produtos.

• REPOSIÇÃO EFICIENTE DE ESTOQUE(S):
Destina-se a integrar os esforços da cadeia de distribuição em prol de um sistema de resposta rápida. Tem por objetivo melhorar tempos e custos no sistema de reposição de estoques, por meio de pedidos automatizados, provindos de depósitos ou de lojas. Também visa melhorar os trabalhos de logística, redução de erros em faturamento e produtos danificados ou devolvidos do lado dos fornecedores.

• ROA(RETURN ON ASSETS/RETORNO SOBRE ATIVOS):
É o indicador de desempenho que mede a lucratividade de uma empresa com relação a todos os seus ativos ou ao total de investimento em ativos.

• ROI (RETURN ON INVENTORY INVESTMENTS/RETORNO SOBRE INVESTIMENTOS EM ESTOQUE):
É o indicador de desempenho que mede a lucratividade em relação a investimentos em estoque. O denominador mais utilizado no cálculo desse indicador é o estoque médio para o período (normalmente anual), por ser mais representativo em termos de níveis de estoque ao longo do ano em comparação ao balanço do último dia do ano.
SCANNING:
É a leitura ótica por meio de ferramenta eletrônica - scanner- para converterinformações codificadas em sinais de controle elétricos para coleta de informações ou controle de vendas no sistema.

• SCORECARD(CARTÃO DE METAS):
É uma ferramenta para planejar e mensurar o desempenho da empresa em relação à utilização dos princípios de ECR, bem como para melhorar o desempenho entre parceiros comerciais.

• SDR(SELF DISTRIBUTING RETAILER):
É o sisteam próprio de distribuição do varejo para reposição dos produtos nas lojas.

• SERVIÇOS COMPARTILHADOS(SHARED SERVICES):
São aqueles que podem ser utilizados por dois ou mais parceiros comerciais ao mesmo tempo. Em se tratando de ECR, a estrutura/empresa que gerencia os serviços adminstrativo-financeiros poderia ser um exemplo desses serviços.

• SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS(EIS - EXECUTIVE INFORMATION SYSTEM):
É o sistema de informações que visa dar suporte à alta direção da empresa no processo decisório. É um sistema userfriendly e de fácil operação, que concatena informações de diversas áreas da empresa.

• SISTEMAS INTEGRADOS:
É um termo aplicado à entrada direta de informações que foram recebidas eletronicamente no sistema do destinatário da informação. Quem recebe a informação (destinatário) adota todos os parâmetros preestabelecidos.

• SKU(STOCK KEEPING UNITS):
Pode ser uma cor, um tamanho, um sabor ou uma embalagem de produto que requira um código separado para ser distinguido de outros itens.

• SORTIMENTO EFICIENTE DE PRODUTO(S):
É o ato de otimizar os estoques e espaços da loja na interface com o consumidor, ou seja, estabelecer o mix ideal de produtos que satisfaça as necessidades do conjunto de clientes de determinada loja, obtendo, com isso, aumento no volume de vendas, na rentabilidade e no giro dos estoques.

• SSCC (SERIAL SHIPPING CONTAINER CODE):
É uma estrutura de identificação de 18 caracteres usada principalmente para pallets e caixas contendo produtos valiosos ou delicados, seguindo a padronização EAN/UCC 128.

• STOCKOUT(QUEBRA OU RUPTURA DE ESTOQUE):
É a falta de materiais, componentes ou produtos acabados que são necessários à manutenção das atividades do negócio. No caso do varejo, caracteriza-se pela ineficiência do processo de reposição das gôndolas, ocasionando a falta de produtos para o consumidor.

• VAN (VALUE-ADDED NETWORK):
É uma empresa que opera serviços de recepção, armazenamento e transmissão de mensagens entre empresas que se comunicam por EDI.
VENDOR:
É o instrumento financeiro para venda financiada.

• VMI(VENDOR MANAGED INVENTORY):
É o estoque gerenciado pelo fornecedor.

• WAREHOUSE MANAGEMENT(GERENCIAMENTO DE ARMAZÉM/DEPÓSITO):
É um sistema que compreende funções como endereçamento das mercadorias, controle do prazo de validade e adoção de depósitos virtuais por categoria de produto, visando à otimização da montagem da carga.

• XML(EXTENSIBLE MARKUP LANGUAGE):
Formato de documento para a WEB que é mais flexível que o atual HTML. O XML permite que as páginas da WEB funcionem como fichas em um banco de dados.



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