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sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Vi essa matéria interessante sobre aviões em outro blog e resolvi compartilhar com vocês,Senhores da Logística...

A380
    .
A380
Um Emirates A380 na aproximação final para pousar em Paris-Charles de Gaulle Airport
PapelWide-body , double-deck avião a jato
Origem nacionalMulti-nacional
FabricanteAirbus
O primeiro vôo27 de abril de 2005
Introdução25 de outubro de 2007
com Singapore Airlines
EstadoNa produção, em serviço
Usuários primáriosEmirates
Singapore Airlines
Qantas
Lufthansa
Veja Operadores seção para os outros
Produzido2004 - presente
Número construído77, de 03 de fevereiro de 2012 [ 1 ]
O custo unitárioEUA $ 389,9 milhões [ 2 ] (cerca de 300 milhões ou GB £ 252 milhões)

 

[ editar ] Desenvolvimento

[ editar ] Antecedentes

No verão de 1988, um grupo de engenheiros da Airbus liderada por Jean Roeder começou a trabalhar em segredo no desenvolvimento de um avião ultra-alta-capacidade (UHCA), tanto para completar a sua própria gama de produtos e para quebrar o domínio que a Boeing tinha apreciado neste segmento de mercado desde os anos 1970 com seus 747 . [ 4 ] McDonnell Douglas , sem sucesso ofereceu sua menor dimensão, de dois andares MD-12 conceito para a venda. [ 5 ] [ 6 ] Roeder foi dada aprovação para novas avaliações da UHCA após uma apresentação formal ao presidente e CEO em junho de 1990. O megaprojeto foi anunciado na década de 1990 Farnborough Air Show , com o objetivo declarado de custos operacionais 15% mais baixos do que o 747-400. [ 7 ] Airbus organizadas quatro equipes de designers, um de cada um de seus parceiros ( Aérospatiale , Deutsche Aerospace AG , British Aerospace , CASA ) para propor novas tecnologias para seus modelos de aeronaves no futuro. Os desenhos serão apresentados em 1992 e os projetos mais competitivos seriam utilizados. [ 8 ]
Em janeiro de 1993, a Boeing e várias empresas do consórcio Airbus começou um estudo de viabilidade conjunto de uma aeronave conhecida como o Very Large Commercial Transport (VLCT), com o objetivo de formar uma parceria para compartilhar o mercado limitado. [ 9 ] [ 10 ] Esta articulação estudo foi abandonado dois anos mais tarde, o interesse da Boeing de ter diminuído porque os analistas pensavam que tal produto era improvável para cobrir o custo de desenvolvimento projeção de US $ 15 bilhões. Apesar do fato de que apenas duas companhias aéreas já manifestaram interesse público na compra de tal plano, a Airbus já estava perseguindo o seu projecto próprio avião de grande porte. Analistas sugerem que a Boeing em vez iria prosseguir alongamento seu projeto 747, e que as viagens aéreas já estava se afastando do hub and spoke sistema que o tráfego consolidado em aviões de grande porte, e para mais non-stop rotas que poderiam ser servidas por aviões menores. [ 11 ]

O primeiro completou A380 no "A380 Reveal" evento realizado em Toulouse, França, 18 janeiro de 2005
Em Junho de 1994 a Airbus anunciou o seu plano para desenvolver o seu avião próprio muito grande, designado o A3XX. [ 12 ] [ 13 ] Airbus considerou diversos projetos, incluindo uma combinação lado a lado ímpar de duas fuselagens do A340 , que foi Airbus maior do jato no momento. [ 14 ] O A3XX foi confrontado com o estudo VLCT e Boeing da própria Nova Aeronave Grande sucessor do 747. [ 15 ] [ 16 ] De 1997 a 2000, como a crise financeira da Ásia Oriental escureceu as perspectivas de mercado, a Airbus refinou seu projeto, visando uma redução de 15-20% dos custos operacionais sobre o existente Boeing 747-400. O projeto A3XX convergiram em um layout de dois andares que forneceu mais volume de passageiros do que um projeto único-plataforma tradicional, [ 17 ] [ 18 ] , em linha com a tradicional hub-and-spoke teoria em oposição à teoria do ponto-a-ponto de o Boeing 777 , [ 19 ] após a realização de uma análise de mercado extensa com mais de 200 grupos focais . [ 20 ] [ 21 ]
Em 19 de Dezembro de 2000, o conselho de supervisão da Airbus recentemente reestruturado votaram para lançar um programa de € 8,8 bilhões para construir o A3XX, re-baptizada como o A380, [ 22 ] [ 23 ] com 50 pedidos firmes de seis clientes lançadores. [ 24 ] [ 25 ] A designação A380 era uma ruptura de famílias anteriores da Airbus, que tinham progredido seqüencialmente de A300 para A340. Ele foi escolhido porque o número 8 se assemelha a seção transversal de dois andares, e é um número de sorte em alguns países asiáticos onde a aeronave estava sendo comercializados. [ 14 ] A configuração da aeronave foi concluído no início de 2001, e de fabricação da asa primeiro A380 componente caixa começou em 23 de Janeiro de 2002. O custo de desenvolvimento do A380 tinha crescido a € 11 bilhões, quando o primeiro avião foi concluída. [ 10 ]

[ editar ] Produção

Diagrama mostrando o fluxo de peça de avião na Europa Ocidental.  A terra é branca, o mar é azul pálido
Seqüência de logística geográfica para o A380, com a montagem final em Toulouse
Principais seções estruturais do A380 são construídas em França, Alemanha, Espanha e Reino Unido. Devido ao seu tamanho, os métodos tradicionais de transporte mostrou inviável, [ 26 ] para que eles são trazidos para a sala de reunião (o Jean-Luc Lagardère Vegetal ) em Toulouse na França por transporte de superfície especializada, embora algumas partes são movidas pelo A300-600ST Beluga aeronaves utilizadas na construção de outros modelos da Airbus. [ 27 ] os componentes do A380 são fornecidos por fornecedores de todo o mundo, as cinco maiores contribuintes, em valor, são Rolls-Royce , Safran , United Technologies , General Electric e Goodrich . [ 20 ]

Transportar componentes do A380
a partir do porto de Bordeaux
Para o movimento de superfície de grandes A380 componentes estruturais, um percurso complexo conhecido como o à Itinéraire Grande Gabarit foi desenvolvido. Isso envolveu a construção de uma frota de roll-on/roll-off (RORO) navios e barcaças, a construção de instalações portuárias e do desenvolvimento de novas estradas e modificado para acomodar comboios rodoviários de grande porte. [ 28 ] As secções dianteira e traseira da fuselagem são enviados em um dos três navios RoRo de Hamburgo no norte da Alemanha para o Reino Unido. [ 29 ]
As asas são fabricados em Filton , em Bristol e Broughton , em North Wales, em seguida, transportado por barcaças para Mostyn docas, onde o navio adiciona-os à sua carga. [ 30 ] Em Saint-Nazaire , no oeste da França, o navio comercializa as seções da fuselagem de Hamburgo para maiores, secções montadas, alguns dos quais incluem o nariz. Os descarrega navio em Bordeaux . O navio então pega a barriga e seções de cauda de Construcciones Aeronáuticas SA em Cádiz , no sul da Espanha, e os entrega a Bordeaux. De lá, as peças do A380 são transportados por barcaça para Langon , e por comboios rodoviários oversize para a sala de montagem em Toulouse . [ 31 ] As partes não são tratados diretamente. [ 26 ]
Após a montagem, a aeronave está voando para Hamburgo Finkenwerder Airport (XFW) a serem fornecidos e pintado. Leva 3.600 L (950 gal EUA) de tinta para cobrir a 3100 m 2 (33.000 m²) exterior de um A380. [ 32 ] Airbus avaliou as instalações de produção e cadeia de abastecimento para uma taxa de produção de quatro A380 por mês. [ 30 ]

[ editar ] Teste


A380 MSN 001 prestes a aterrar após o seu vôo inaugural
Cinco aviões A380 foram construídas para fins de teste e demonstração. [ 33 ] O primeiro A380, o número de série MSN 001 e Registro de F-WWOW , foi revelado em Toulouse janeiro 18, 2005. [ 34 ] Seu primeiro vôo ocorreu às 10:29 da manhã, horário local ( 08:29 UTC ), em 27 de abril de 2005. [ 35 ] Este avião, equipado com Trent 900 motores, voou de Toulouse Blagnac Aeroporto Internacional com uma tripulação de seis pessoas liderado pelo chefe de teste-piloto Jacques Rosay . Após o desembarque, 3 horas e 54 minutos mais tarde, Rosay disse voando o A380 tinha sido "como lidar com uma bicicleta". [ 36 ]
Em 1 de Dezembro de 2005, o A380 alcançado sua velocidade máxima de Mach 0,96, ao longo de sua velocidade de cruzeiro de Mach 0,85 projeto, em um mergulho raso, completando a abertura do envelope de vôo . [ 33 ] Em 2006, o A380 voou sua primeira alta altitude teste no Aeroporto Internacional de Bole , em Adis Abeba. Ele realizou seu teste de alta altitude segunda no mesmo aeroporto em 2009. [ 37 ] Em 10 de janeiro de 2006, voou para José María Córdova International Airport em Colômbia , realizando o teste transatlântico, e depois foi para El Dorado International Airport para testar a funcionamento do motor em alta altitude aeroportos. Ele chegou na América do Norte em 6 de fevereiro de 2006, no desembarque em Iqaluit , Nunavut, no Canadá para o tempo frio testes. [ 38 ]

Engenheiro de vôo teste estação está no andar inferior do A380 F-WWOW
Em 14 de fevereiro de 2006, durante o teste de certificação destrutivo ala de força na MSN5000 , a ala de teste do A380 não a 145% da carga limite, aquém do nível exigido de 150%. Airbus anunciou modificações adicionando 30 kg para a asa para fornecer a força necessária. [ 39 ] Em 26 de Março de 2006, o A380 passou a certificação de evacuação em Hamburgo . Com 8 dos 16 saídas bloqueadas, 853 passageiros e 20 tripulantes deixaram o avião em 78 segundos, menos que os 90 segundos necessários para a certificação. [ 40 ] Três dias depois, o A380 recebeu European Aviation Safety Agency (EASA) e Estados Unidos Federal Aviation Administration aprovação (FAA) para transportar até 853 passageiros. [ 41 ]
O primeiro A380 usando GP7200 motores-série número MSN009 e registro F-WWEA -voou em 25 de agosto de 2006. [ 42 ] [ 43 ] Em 4 de Setembro de 2006, o primeiro teste de voo completo de transporte de passageiros teve lugar. [ 44 ] A aeronave voou de Toulouse com 474 funcionários da Airbus a bordo, no primeiro de uma série de voos para testar instalações e conforto dos passageiros. [ 44 ] Em novembro de 2006, uma nova série de rota provando vôos demonstrado o desempenho da aeronave para 150 horas de vôo sob condições normais de funcionamento de companhias aéreas . [ 45 ]
Airbus obteve certificados de tipo para o A380-841 e A380-842 modelo da EASA e FAA em 12 de Dezembro de 2006, numa cerimónia conjunta na sede francesa da empresa. [ 46 ] [ 47 ] O A380-861 modelo obtido seu certificado de tipo, em 14 Dezembro de 2007. [ 47 ]

[ editar ] Produção e atrasos na entrega

A produção inicial do A380 foi incomodado por atrasos atribuídos ao km 530 (330 mi) de fiação em cada aeronave. Airbus citadas como as causas subjacentes a complexidade da fiação da cabine (100.000 fios e conectores 40.300), o seu design em simultâneo e de produção, o alto grau de personalização para cada companhia aérea, e falhas de gerenciamento de configuração e controle de mudanças . [ 48 ] [ 49 ] A Alemão e instalações espanholas Airbus continuou a usar CATIA versão 4, enquanto sites britânicos e franceses migraram para a versão 5. [ 50 ] Isto causou problemas globais de gestão de configuração, pelo menos em parte por causa de fiação arreios fabricado com alumínio ao invés de condutores de cobre exigiu regras de projeto especiais incluindo não-padrão dimensões e raios de curvatura, estes não foram facilmente transferidos entre as versões do software. [ 51 ]

A380 nas cores da Airbus originais
Airbus anunciou o primeiro atraso em junho de 2005 e notificado companhias aéreas que as entregas seriam atrasados ​​por seis meses. [ 50 ] Isto reduziu o número total de entregas programadas até o final de 2009 de cerca de 120 a 90-100. Em 13 de junho de 2006 a Airbus anunciou um segundo atraso, com o cronograma de entrega escorregar um período adicional de seis a sete meses. [ 52 ] Embora a primeira entrega ainda estava planejado antes do final de 2006, as entregas em 2007 cairia para apenas 9 aeronaves, e as entregas até ao final de 2009 seriam cortadas para 70-80 aeronave. O anúncio causou uma queda de 26% no preço das ações da controladora da Airbus, EADS, [ 53 ] e levou à saída do CEO da EADS, Noël Forgeard , CEO da Airbus Gustav Humbert , e A380 programa gerenciador de Charles Champion . [ 50 ] [ 54 ] Em 3 de outubro de 2006, após a conclusão de uma revisão do programa A380, Airbus CEO Christian Streiff anunciou um atraso em terceiro lugar, [ 50 ] empurrando a primeira entrega para outubro de 2007, a ser seguido por 13 entregas em 2008, 25 em 2009, eo taxa de produção de 45 aeronaves por ano em 2010. [ 55 ] O atraso também aumentou a previsão de prejuízos pela Airbus até 2010, para € 4,8 bilhões. [ 50 ] [ 56 ]
Como Airbus priorizou o trabalho sobre o A380-800 sobre o A380F, [ 57 ] cargueiro ordens foram canceladas por FedEx [ 58 ] [ 59 ] e UPS, [ 60 ] ou convertidos em A380-800 da Emirates e ILFC. [ 61 ] Airbus suspendeu a obra na versão cargueiro, mas disse que permaneceu em oferta, [ 62 ] embora sem uma data de entrada do serviço. [ 63 ] Para a versão de passageiros Airbus negociou um cronograma de entrega revista e compensação com os 13 clientes, que mantiveram as suas ordens com algumas encomendas a posterior colocação, incluindo Emirates, [ 64 ] Singapore Airlines, [ 65 ] Qantas, [ 66 ] Air France, [ 67 ] Qatar Airways, [ 68 ] e Air coreano. [ 69 ]
Em 13 de maio de 2008 a Airbus anunciou entregas reduzidas para os anos de 2008 (12) e 2009 (21). [ 70 ] Depois de contratempos de fabrico, a Airbus anunciou seu plano de entregar 14 A380 em 2009, abaixo do alvo previamente revisto, de 18. [ 71 ] Um total de 10 aeronaves A380 foram entregues em 2009. [ 72 ] Em 2010 a Airbus entregou apenas 18 dos esperados 20 aviões A380, devido a Rolls-Royce problemas de disponibilidade do motor. [ 73 ] Airbus planejadas para entregar "entre 20 e 25" A380 em 2011 antes de rampa até três por mês em 2012. [ 73 ] No caso, a Airbus entregou 26 unidades, superando assim a sua saída prevista para o primeiro tempo.

[ editar ] Entrada em serviço

Apelidado de Superjumbo pelos meios de comunicação [ 74 ] o primeiro avião, MSN003, (registrado como 9V-SKA) foi entregue à Singapore Airlines em 15 de outubro de 2007 e entrou em serviço em 25 de Outubro de 2007, com número de voo SQ380 entre Cingapura e Sydney . [ 10 ] [ 75 ] Os passageiros comprou assentos em um leilão beneficente on-line pagando entre US $ 560 e $ 100.380. [ 76 ] Dois meses depois, a Singapore Airlines CEO Chew Choong Seng afirmou o A380 estava fazendo melhor do que a companhia aérea eo Airbus tinha previsto, a queima de combustível 20% menor por passageiro do que a companhia aérea 747-400 da frota. [ 77 ]

A Singapore Airlines, linhas A380 até para a decolagem no Aeroporto de Zurique
Emirates foi a segunda companhia aérea a receber o A380 e iniciou serviços entre Dubai e Nova York em agosto de 2008. [ 78 ] [ 79 ] Qantas seguido em 19 de Setembro de 2008, começando voos entre Melbourne e Los Angeles em outubro de 2008. [ 80 ] Até o final de 2008, 890.000 passageiros voaram em 2.200 vôos, totalizando 21.000 horas. [ 81 ]
Em fevereiro de 2009, o milionésimo passageiro foi levado com a Singapore Airlines [ 82 ] e em maio desse ano 1.500.000 passageiros voaram em 4.200 vôos, totalizando 41.000 horas. [ 83 ] Air France recebeu seu primeiro A380 em outubro de 2009. [ 84 ] [ 85 ] Lufthansa recebeu seu primeiro A380 em maio 2010. [ 86 ] Em julho de 2010, as 31 aeronaves A380 em serviço, em seguida, tinha transportado 6 milhões de passageiros em 17.000 vôos, totalizando mais de 156.000 horas entre 20 destinos internacionais. [ 87 ]
Coreano Air foi a companhia aérea sexta para receber os A380, os serviços iniciam em junho de 2011. [ 88 ] Até Junho de 2011 mais de 12 milhões de passageiros voaram em 33.000 vôos que totalizam quase 300 mil horas. [ 89 ] China Southern Airlines foi o sétimo a operar a aeronave , eo primeiro a usá-lo em rotas regulares na China, com início de operação entre Beijing, Guangzhou e Xangai em 17 de outubro de 2011. [ 90 ] No final de outubro de 2011, A380 tinha voado cerca de 16 milhões de passageiros. [ 91 ] A partir de 08 de fevereiro de 2012 , 68 aeronaves estavam em serviço. [ 92 ]
Em julho de 2012, Malaysia Airlines tornou-se o oitavo transportadora a voar o A380. A transportadora aérea nacional encomendou seis A380 e receberá seu superjumbo segundo no final de Julho de 2012. [ 93 ] Ambas as aeronaves serviço de Kuala Lumpur - Londres Heathrow rota.
Durante os reparos após o vôo da Qantas 32 ​​incidente falha de motor, as rachaduras foram descobertas em acessórios dentro das asas. Como resultado da descoberta, a EASA lançou um Diretriz de Aeronavegabilidade em janeiro de 2011, atingindo 20 aeronaves A380 que tinha acumulado mais de 1.300 horas de voo. A380 com menos de 1.800 horas de voo estavam a ser inspecionado no prazo de 6 semanas ou 84 vôos; aeronaves com mais de 1.800 horas de vôo deveriam ser examinados dentro de quatro dias, ou 14 vôos. [ 94 ] [ 95 ] [ 96 ] Acessórios encontrados para ser quebrados estão sendo substituído na sequência das inspecções para manter a integridade estrutural. [ 97 ] Em 8 de Fevereiro de 2012, os cheques foram estendidas para cobrir todas as aeronaves A380 em operação 68. O problema é considerado menor e não se espera que afetam as operações. [ 92 ] EADS reconheceu que o custo dos reparos seria de US $ 130 milhões, a serem suportados pela Airbus. Eles disseram que o problema foi rastreado ao estresse ea qualidade do material utilizado nas faixas que rachados. [ 98 ]

[ editar ] Projeto

[ editar ] Visão Geral


A seção transversal da cabine do A380, mostrando classe econômica de estar na cor verde
O A380 foi inicialmente oferecido em dois modelos. O A380-800 configuração original carregava 555 passageiros em uma de três classes de configuração [ 99 ] ou 853 passageiros (538 no convés principal e 315 no andar superior) em uma configuração de economia de classe única. Em maio de 2007 a ​​Airbus começou a comercializar uma configuração com 30 passageiros menos, (525 total de três classes), negociados por 370 km (200 milhas náuticas) mais ampla, para melhor refletir as tendências de acomodação de classe premium. [ 100 ] alcance O projeto para a - 800 é modelo de 15,400 km (8.300 milhas náuticas); [ 101 ] capaz de voar a partir de Hong Kong para Nova Iorque ou de Sydney a Istambul non-stop. O segundo modelo, o A380F cargueiro, levaria 150 toneladas de carga 10.400 km (5.600 milhas náuticas). [ 102 ] O desenvolvimento do cargueiro foi colocado em espera como Airbus priorizou a versão de passageiros e de carga todos os pedidos foram cancelados. Variantes futuras podem incluir um A380-900 assentos trecho sobre 656 passageiros (ou até 960 passageiros em uma configuração de economia de todos) e uma versão de maior alcance com a capacidade de passageiros mesmo que o A380-800. [ 14 ]
Segundo a revista Time:
A falta de ruído do motor é 50% mais silencioso do que um 747-400 na decolagem, foi francamente assustador. O A380 é tão grande que é difícil perceber a sua velocidade, e seu andar superior está tão longe dos motores o barulho se dissipa.
O A380 da asa é do tamanho de um peso máximo de decolagem (MTOW) mais de 650 toneladas, a fim de acomodar estas versões futuras, embora com algum reforço necessário. [ 14 ] [ 104 ] A asa mais forte (e estrutura) seria usado na cargueiro A380F. Esta abordagem comum design sacrifica alguns eficiência de combustível (devido a uma pena de peso) sobre o modelo de passageiros A380-800, mas Airbus estima que o tamanho da aeronave, juntamente com os avanços da tecnologia descrita abaixo, irá fornecer os custos de operação mais baixos do que por passageiro os 747-400 e mais 747 variantes. O A380 também possui cercas nas pontas das asas semelhantes às encontradas no A310 e A320 para reduzir o arrasto induzido , aumentando a eficiência de combustível e desempenho. [ 105 ]

[ editar ] Motores


A Rolls-Royce Trent 900 do motor na asa de um Airbus A380
O A380 está disponível com dois tipos de turbofan motores, a Rolls-Royce Trent 900 (variantes A380-841, -842 e-843F ) ou Engine Alliance GP7000 ( A380-861 e-863F ). O Trent 900 é um derivado do Trent 800 , eo GP7000 tem raízes a partir do GE90 e PW4000 . O núcleo Trent 900 é uma versão reduzida do Trent 500 , mas incorpora a tecnologia de varredura fã do Trent 8104 natimorto. [ 106 ] O GP7200 tem um núcleo GE90-derivada e PW4090 derivado do ventilador e de baixa pressão máquinas-turbo. [ 107 ] A redução de ruído era um requisito importante no projeto do A380, e afeta particularmente projeto do motor. [ 108 ] [ 109 ] Ambos os tipos de motores permitem que a aeronave atingir QC / 2 de partida e de chegada QC/0.5 limites de ruído sob o sistema de cota Conde conjunto pelo London Heathrow Airport , [ 110 ] que é um destino fundamental para o A380. [ 14 ]
O A380 foi inicialmente previstos sem reversores , incorporando a capacidade de frenagem suficiente para fazer sem eles. [ 111 ] No entanto Airbus eleitos para equipar os dois motores internos com reversores de empuxo em um estágio avançado de desenvolvimento. [ 112 ] [ 113 ] Os dois motores fora de borda não têm reversores, reduzindo a quantidade de detritos agitada até durante a aterragem. O A380 tem reversores acionados eletricamente, dando-lhes maior confiabilidade do que a sua pneumático ou equivalentes hidráulicos, além de economizar peso. [ 114 ]
A A380 foi utilizado para demonstrar a viabilidade de um combustível sintético compreendendo combustível padrão com um componente de gás natural derivada. Em 1 de Fevereiro de 2008, um vôo de teste de três horas operou entre a Inglaterra ea França, com um dos A380 quatro motores que utilizam uma mistura de jato de 60% ​​padrão de querosene e 40% de gás para líquidos (GTL) de combustível fornecido pela Shell . [ 115 ] A aeronave necessária nenhuma modificação para utilizar o combustível GTL, que foi concebido para ser misturado com o combustível jacto normal. Sebastien Remy, chefe do programa Airbus SAS de combustível alternativo, disse que o GTL utilizado não era mais limpo em CO 2 do que termos de combustível padrão, mas que tinha benefícios locais de qualidade do ar porque a parte GTL não contém enxofre. [ 116 ]

A planform vista de um pertencimento Airbus A380 à Singapore Airlines

[ editar ] Os materiais avançados

Embora a maior parte da fuselagem é de alumínio, materiais compósitos compreendem mais do que 20% do A380 estrutura. [ 117 ] carbono plástico reforçado com fibra , de fibra de vidro de plástico reforçado e plástico quartzo-reforçado com fibra são usados ​​extensivamente em asas, fuselagem secções (tal como o fim do material rodante e traseira da fuselagem), superfícies de cauda, ​​e as portas. [ 118 ] [ 119 ] [ 120 ] O A380 é o primeiro avião comercial a ter uma caixa de asa central feito de fibra de carbono reforçada de plástico. Também é o primeiro a ter uma secção transversal suavemente contornada asa. As asas de outros aviões comerciais são particionados span sábio em seções. Este escoamento, secção transversal contínua permite optimizar a eficiência aerodinâmica. Termoplásticos são utilizados nas arestas principais das ripas . [ 121 ] O material compósito REFLEXO (reforçado com vidro laminado de metal da fibra) é utilizado na fuselagem superior e nas bordas dos estabilizadores dos principais. [ 122 ] Este alumínio com fibra de vidro laminado é mais leve e tem melhor corrosão e resistência ao impacto de alumínio convencionais ligas utilizados na aviação. [ 123 ] Ao contrário dos anteriores materiais compósitos, a claridade pode ser reparado através de técnicas convencionais de reparação de alumínio. [ 124 ] mais recente soldável ligas de alumínio são também utilizados. Isso permite o uso generalizado de raios laser de soldagem técnicas de fabricação, eliminando filas de rebites e resultando em uma estrutura mais leve, mais forte. [ 125 ] de alumínio de alta resistência (tipo 7449) [ 126 ] reforçado com fibra de carbono está sendo usado nas faixas laterais dos primeiros 120 A380 para reduzir o peso, mas fendas têm sido descobertos e no próximo dos suportes críticas seja feita de regular de alumínio 7010 , aumentando o peso de 90 kg. [ 127 ] custos de reparação Espera-se que cerca de EUR € 500 milhões ( USD 629 milhões dólares). [ 128 ]

[ editar ] Avionics

O A380 emprega uma Integrated Modular Avionics arquitetura (IMA), usado pela primeira vez em aeronaves militares avançadas, como o Raptor F-22 , F-35 Lightning II e [ 129 ] e Dassault Rafale . [ 130 ] Os principais sistemas IMA sobre o A380 foram desenvolvidas pelo Grupo Thales . [ 131 ] Projetado e desenvolvido pela Airbus, Thales e Aeroespacial Diehl, a suíte IMA foi usado pela primeira vez no A380. A suíte é uma inovação tecnológica, com módulos de computação em rede para suportar diferentes aplicações. [ 131 ] As redes de comunicação de dados usam Avionics Full-Duplex Switched Ethernet , uma implementação de ARINC 664. As redes de dados são trocados, full-duplex , estrelas, topologia e com base 100baseTX fast-Ethernet . [ 132 ] Isto reduz a quantidade de fiação necessária e minimiza a latência . [ 133 ]
Porto vista da fuselagem dianteira, com escadaria
Vista fuselagem dianteira do A380
Airbus utilizado layout do cockpit similar, procedimentos e características de movimentação de aeronaves Airbus outro, reduzindo custos de treinamento da tripulação. O A380 tem um melhor cabine de vidro , usando fly-by-wire controles de vôo ligada ao lado de varas . [ 134 ] [ 135 ] O cockpit recurso exibe oito 15-por-20 cm (5,9-by-7.9 in) telas de cristal líquido , todos fisicamente idênticos e intercambiáveis, que compreende dois Displays primários de vôo , dois monitores de navegação, uma exibição dos parâmetros do motor, um sistema de exibição e dois Multi-Function Displays . Os MFDs foram introduzidos no A380 para proporcionar um fácil de usar interface para o sistema de gerenciamento de vôo -substituir três de controle multifuncional e exibição de unidades. [ 136 ] Eles incluem QWERTY teclados e trackballs, interface com um gráfico " aponte-e-clique "exibir sistema. [ 137 ] [ 138 ]
A Network Systems Server (NSS) é o coração do A380 da cabine sem papel, que elimina manuais volumosos e gráficos tradicionalmente utilizados. [ 139 ] [ 140 ] A NSS tem bastante robustez inerente para eliminar documentos em papel a bordo de backup. O A380 da rede e servidor armazena os dados do sistema e oferece documentação eletrônica, fornecendo uma lista de equipamentos necessários, cartas de navegação, cálculos de desempenho, e um diário de bordo da aeronave. Esta é acessado através das MFDs e controlado através da interface de teclado. [ 133 ]

Convés de vôo do A380
Power-by-wire atuadores de controle de vôo têm sido usadas pela primeira vez na aviação civil fazer backup primários hidráulicos atuadores. Além disso, durante certas manobras que aumentam os atuadores primários. [ 141 ] Eles têm auto-suficientes fontes de energia hidráulica e elétrica. Electro-hidrostáticas atuadores (EHA) são utilizados no aileron e elevador , motores elétricos e hidráulicos para conduzir os slats, bem como atuadores elétricos de backup hidrostática (EBHA) para o leme e alguns spoilers. [ 142 ]
O A-380 de 350 bar (35 MPa ou 5.000 psi) sistema hidráulico é uma diferença significativa do bar típico de 210 (21 MPa ou 3.000 psi) hidráulicos utilizados em aeronaves mais comercial desde 1940. [ 143 ] [ 144 ] Em primeiro lugar utilizado no aviões militares, de alta pressão hidráulica reduzir o peso e tamanho de oleodutos, actuadores e os componentes relacionados. A pressão de 350 bar é gerado por oito de-clutchable bombas hidráulicas. [ 144 ] [ 145 ] As linhas hidráulicas são normalmente feitas de titânio ; as características do sistema tanto de combustível e refrigerado a ar permutadores de calor . Auto-contido acionado eletricamente centrais hidráulicas servir como backups dos sistemas primários, em vez de um sistema hidráulico secundário, diminuindo o peso e reduzindo a manutenção. [ 146 ]
O A380 usa quatro 150 kVA variável de freqüência de geradores elétricos, [ 147 ] a eliminação de velocidade constante unidades e melhorar a confiabilidade. [ 148 ] O A380 usa cabos de alumínio em vez de cobre para redução de peso. O sistema de energia elétrica é totalmente informatizado e muitos contatores e disjuntores foram substituídos por dispositivos de estado sólido para um melhor desempenho e maior confiabilidade. [ 142 ]

[ editar ] disposições de passageiros


Classe empresarial no andar superior de um Emirates A380
A cabine tem recursos para reduzir a fadiga, como um viajante silencioso interior e maior pressurização do avião anterior, o A380 tem ruído da cabine 50% menos do que o 747-400 e é pressurizado para o equivalente a 1.520 m de altitude (5.000 pés) contra 2.440 m (8.000 pés) no 747-400. [ 149 ] [ 150 ] O A380 tem uma área de cabine 50% maior e volume, janelas maiores, caixas maiores despesas gerais, e 60 cm (2,0 pés) headroom adicional contra o 747-400. [ 151 ] de estar opções vão de 4 a par-in de primeira classe para 11-através da economia. [ 152 ] [ 153 ] Em outras aeronaves, assentos economia variar de 41,5 cm (16,3 pol) até 52,3 centímetros (20,6 in) de largura, [ 154 ] assentos do A380 são economia de até 48 cm (19 pol) de largura em uma configuração de 10 par-; [ 155 ] . comparado com a configuração de 10 par-on do 747-400 que geralmente tem assentos 44,5 cm (17,5 pol) [ 156 ]

Classe econômica no convés principal de um A380 da Air France
O A380 de plataformas superiores e inferiores são ligados por duas escadas, frente e para trás, largo o suficiente para acomodar dois passageiros lado a lado, esse arranjo cabine permite configurações dos bancos múltiplos. A capacidade de carga máxima certificada é 853 passageiros em um layout de todos os da classe econômica, [ 40 ] Airbus lista o layout de três classes típico como acomodar 525 passageiros, com 10 negócios, primeiro 76, e 439 assentos da classe econômica. [ 100 ] de avião configurações variam de coreano Ar 's 407 passageiros a Air Austral 's 840 passageiros. [ 157 ] [ 158 ] O A380 do sistema de iluminação interior usa bulbless LEDs na cabine do cockpit, e plataformas de carga. Os LEDs na cabine podem ser alterados para criar um ambiente que simula a luz do dia, noite, ou níveis intermediários. [ 159 ] Na parte externa da aeronave, HID iluminação é utilizada para iluminação brilhante.
Publicidade Airbus ", sublinhou o conforto eo espaço da cabine do A380, [ 160 ] e anunciados áreas de relaxamento a bordo, tais como bares, salões de beleza, lojas duty-free e restaurantes. [ 161 ] [ 162 ] amenidades propostas semelhantes às instalado no início aviões, particularmente 1970 wide-body jatos, [ 163 ] que em grande parte deu lugar a assentos regulares de maior capacidade de passageiros. [ 163 ] Airbus reconheceu que algumas propostas de cabine não eram susceptíveis de ser instalado, [ 162 ] e que era, em última análise as companhias aéreas 'decisão como configurar o interior. [ 163 ] Os analistas da indústria sugeriu que a personalização implementação diminuiu a velocidade de produção e aumentou os custos. [ 164 ] Devido a atrasos na entrega, Singapore Airlines e Air France estreou seus projetos de assentos em aviões diferentes, antes da A380. [ 165 ] [ 166 ]

Bar em um Emirates A380
Operadores iniciais normalmente configurados seus aviões A380 para três classes de serviço, acrescentando recursos extras para os passageiros em cabines premium. Lançamento cliente Singapore Airlines estreou parcialmente fechados suites de primeira classe em seus aviões A380 em 2007, cada um com um assento de couro com uma cama separada,. Suites centro poderiam ser unidos para criar uma cama de casal [ 167 ] [ 168 ] Um ano depois, estreou uma Qantas primeira classe novo assento-cama e uma sala de sofá em frente do convés superior em seus A380s. [ 169 ] [ 170 ] No final de 2008, a Emirates lançou o "chuveiro" spas na primeira classe em seus A380s, [ 171 ] , juntamente com uma lounge bar e área de estar no convés superior, [ 172 ] [ 173 ] e em 2009 Air France revelou um convés superior galeria de arte eletrônica. [ 152 ] Além de áreas de salão, alguns operadores do A380 ter instalado amenidades consistentes com outras aeronaves em sua respectivas frotas, incluindo barras de auto-servir lanche, [ 174 ] Premium Economy seções, [ 166 ] e assento redesenhado classe empresarial. [ 165 ]

[ editar ] Integração com infra-estrutura e regulamentos

[ editar ] Operações de terra


Um A380 servido por três separadas jetways no Aeroporto de Frankfurt em 2007: dois para o convés principal e um para o andar superior.
Na década de 1990, fabricantes de aeronaves estavam a planear a introdução de aviões maiores do que o Boeing 747 . Em um esforço comum da Aviação Civil Internacional , OACI, com os fabricantes, aeroportos e agências de seus membros, a "caixa de 80 metros" foi criado, os portões do aeroporto , permitindo planos de até 80 m de envergadura (260 ft) e comprimento de ser acomodados. [ 175 ] Airbus A380 projetou o acordo com essas diretrizes, [ 176 ] [ 177 ] e para operar com segurança em pistas e taxiways do Grupo V, e enquanto a FAA EUA se opuseram a esta em um estágio inicial, [ 178 ] [ 179 ] em Julho de 2007, a FAA e EASA concordou em deixar a operar A380 em 45 pistas m sem restrições. [ 180 ] O A380-800 é aproximadamente 30% maior em tamanho total do que o 747-400, [ 181 ] [ 182 ] e pode pousar ou decolar em qualquer pista que possa acomodar um 747. Pista de iluminação e sinalização pode precisar de mudanças para proporcionar espaço para as asas e evitar danos explosão dos motores e ombros taxiway pode ser obrigado a ser estabilizado para reduzir a probabilidade de dano objeto estranho causado (ou por) os motores fora de borda, que saliência mais do que 25 m (82 pés) a partir da linha de centro da aeronave. [ 183 ]

O A380 de 20-roda principal do trem de pouso
Airbus medida cargas pavimento usando um 540-tonelada (595 toneladas curtas) lastreado equipamento de teste, desenhado para reproduzir o trem de pouso do A380. A sonda foi rebocado sobre uma seção do pavimento nas instalações da Airbus, que havia sido instrumentada com sensores de carga incorporados. [ 184 ] Foi determinado que o asfalto da maioria das pistas não precisam de ser reforçadas, apesar do maior peso, [ 183 ] como é distribuído sobre rodas mais do que em avião de passageiros outro com um total de 22 rodas. [ 185 ] A substrutura A380 consiste de quatro pernas de aterragem principal de engrenagem e um noseleg (uma disposição semelhante à do 747), com as duas pernas da engrenagem interior aterragem, cada suportando seis rodas. [ 185 ]
O A380 exige veículos de serviço com elevadores capazes de alcançar o andar superior, [ 186 ] , bem como tratores capazes de lidar com o A380 do peso máximo de rampa. [ 187 ] Usando duas pontes jetway a hora do embarque é de 45 min, utilizando uma jetway extra para o convés superior é reduzido para 34 min. [ 188 ] A aeronave de testes A380 participaram de uma campanha de testes de compatibilidade do aeroporto para verificar as modificações já feitas em vários aeroportos de grande porte, visitando um número de aeroportos em todo o mundo. [ 189 ]

[ editar ] Decolagem e pouso separação

Takeoff.ogg A380
Um vídeo de um A380 taxiando
Em 2005, a ICAO recomenda que os critérios de separação provisórios para o A380 na decolagem e aterrissagem seja substancialmente maior do que para o 747 porque preliminares testes de vôo os dados sugeriam uma forte turbulência de esteira . [ 190 ] [ 191 ] Estes critérios estavam em vigor enquanto esteira da ICAO grupo vórtice de direção, com representantes da JAA , Eurocontrol , a FAA, ea Airbus, refinou seu estudo de 3 anos do tema com adicional testes de vôo . Em setembro de 2006, o grupo de trabalho apresentou suas primeiras conclusões à ICAO. [ 192 ] [ 193 ]
Em novembro de 2006, a OACI emitiu novas recomendações provisórias. Substituição de um cobertor de 10 milhas náuticas (19 km) de separação de aeronaves de fuga de um A380 durante abordagem, as novas distâncias foram de 6 milhas náuticas (11 km), 8 milhas náuticas (15 km) e 10 milhas náuticas (19 km), respectivamente, para não-A380 "Heavy "," Medium ", e" Luz "categorias de aeronaves da ICAO. Estes comparado com o nmi 4 (7.4 km), 5 milhas náuticas (9,3 km) e nmi 6 (11 km) espaçamento aplicável a outras aeronaves "Heavy". Outro A380 na sequência de um A380 deve manter uma separação de 4 milhas náuticas (7,4 km). Em partida atrás de um A380, A380 não-aviões "pesado" são obrigados a esperar dois minutos, e "Medium" / aeronave "Light" de três minutos para operações em tempo baseados. A ICAO recomenda também que os pilotos acrescentar o termo "Super" para o indicativo da aeronave quando se inicia a comunicação com o controle de tráfego aéreo, a fim de distinguir o A380 da aeronave "Heavy". [ 194 ]
Em agosto de 2008, a OACI emitiu separações abordagem revista de 4 milhas náuticas (7,4 km) para a Super (outro A380), 6 milhas náuticas (11 km) para Heavy, sete milhas náuticas (13 km) para nmi médio / pequeno, e 8 (15 km ) para a luz. [ 195 ]

[ editar ] variantes futuras

[ editar ] Melhor A380-800

Principalmente pouso avião a jato branco, com uma extensão do material rodante, contra o céu azul sem nuvens.  Sob cada uma das asas são dois motores.
A Singapore Airlines Airbus A380 na decolagem do Aeroporto de Zurique .
A partir de 2013, a Airbus vai introduzir um novo padrão de construção A380 incorpora uma estrutura de fuselagem reforçada e um aumento de 1,5 ° na torção de asa. Airbus também irá oferecer, como opção, um melhor peso máximo de decolagem, proporcionando assim um melhor desempenho carga útil / alcance. Peso máximo de decolagem é aumentada de 4 t (8.800 £), para 573 t (£ 1.260.000) e um adicional de 190 km (100 milhas náuticas) na faixa. Isto é conseguido pela redução das cargas de vôo, em parte, otimizando as leis fly-by-wire de controle. [ 196 ] British Airways ea Emirates serão os primeiros clientes a receber esta nova opção. [ 197 ] Vietnam Airlines tem mostrado interesse na maior variante de peso. [ 198 ]

[ editar ] A380-900

Em novembro de 2007, a Airbus executivo de vendas superior e diretor de operações John Leahy confirmou os planos para uma variante alargada, o A380-900, que seria um pouco mais longo que o A380-800 (79,4-73 m ou 260-240 ft). [ 199 ] Esta versão teria uma capacidade de assento de 650 passageiros na configuração padrão, e cerca de 900 passageiros na economia somente configuração. Em maio de 2010, a Airbus anunciou que o desenvolvimento do A380-900 foi adiada, até que a produção do A380-800 tenha se estabilizado. [ 200 ] Companhias aéreas que tenham manifestado interesse no modelo incluem Emirates, [ 201 ] Virgin Atlantic, [ 202 ] Cathay Pacific, [ 203 ] Air France-KLM, Lufthansa, [ 204 ] Kingfisher Airlines , [ 205 ] , bem como a empresa de leasing ILFC . [ 206 ]

[ editar ] A380F

Airbus inicialmente aceites encomendas para a versão cargueiro, oferecendo a capacidade de carga segundo maior de qualquer aeronave de carga , só superado pelo Antonov An-225 . [ 207 ] No entanto, a produção foi suspensa até que as linhas de produção do A380 ter resolvido sem data de disponibilidade empresa . [ 57 ] [ 58 ] [ 59 ]

[ editar ] Mercado


Protótipo em 2005, no Paris Air Show
Em 2006, os analistas da indústria Philip Lawrence do Centro de Pesquisas Aeroespaciais em Bristol e Richard Aboulafia do Grupo de consultoria Teal em Fairfax antecipado 880 e 400, respectivamente, as vendas do A380 em 2025. [ 20 ] De acordo com Lawrence, em paralelo com o projeto do A380, a Airbus realizada a análise de mercado mais ampla e completa da aviação comercial já realizado, justificando a sua VLA ( aviões muito grandes , aqueles com mais de 400 assentos) planos, [ 20 ] enquanto que de acordo com Aboulafia, o aumento do tamanho médio da aeronave e reduzir a fragmentação do mercado VLAs para nicho de mercado de status, tornando tais planos injustificada. [ 20 ] As previsões dos analistas de mercado dos dois diferiam na incorporação de spoke-hub e ponto a ponto os modelos. [ 20 ]
Em 2007, a Airbus estima uma demanda de 1.283 aviões de passageiros na categoria VLA para os próximos 20 anos, se o congestionamento nos aeroportos continua no nível atual. De acordo com esta estimativa, a demanda poderia chegar a 1.771 VLAs se congestionamento aumenta. A maior parte desta demanda será devido à urbanização e rápido crescimento econômico na Ásia. [ 208 ] O A380 será utilizado em rotas relativamente poucos, entre os aeroportos mais saturados. Airbus também estima uma demanda de 415 cargueiros na categoria de 120 toneladas-mais . Boeing, que oferece a única competição em que classe, o 747-8 , estima a demanda por aviões dessa classe a 590 e que para VLAs cargueiro a 370 para o período 2007-2026. [ 209 ]
Ao mesmo tempo o A380 foi considerado como um potencial substituto para o actual Boeing VC-25 servindo como Air Force One , [ 210 ] [ 211 ] , mas em janeiro de 2009 a EADS, declarou que eles não estavam indo a licitação para o contrato, como a montagem só três planos em que os EUA não faria sentido financeiro. [ 212 ]
O break-even para o A380 foi inicialmente suposta para ser alcançado com a venda de 270 unidades, mas devido aos atrasos e à taxa de câmbio de queda do dólar dos EUA, aumentou para 420 unidades. [ 48 ] Em 2010, CFO da EADS, Hans Peter Ring disse que break-even (nos aviões que são entregues) poderia ser alcançado até 2015, apesar dos atrasos,. deve haver cerca de 200 entregas por esse tempo, nas projeções atuais [ 213 ] Em 2012, a Airbus esclareceu que em 2015 a produção, custos para construir a aeronave seria menor do que o preço de venda. [ 214 ] Em março de 2010 o preço lista médio de um A380 foi EUA 375,3 milhões dólares (cerca de € 261.000.000 ou R $ 229 milhões), dependendo do equipamento instalado. [ 215 ]

[ editar ] encomendas e entregas

Pedidos firmes da Airbus A380 líquidos e entregas
(cumulativo por ano)
Dezoito clientes encomendaram o A380, incluindo uma ordem VIP por Airbus Executivo e aviação privada . [ 216 ] os pedidos totais da posição A380 em 253 a partir de fevereiro 2012 . [ 217 ] O maior cliente é a Emirates, que em junho de 2010 aumentou o seu fim por 32 aeronaves para 90 total, ou quase 40% de todos os pedidos do A380 no momento. [ 217 ] [ 218 ] A versão A380F totalizaram 27 ordens antes de serem canceladas ou (20) ou convertidos em A380-800 (7), na sequência o atraso de produção ea suspensão subsequente do programa cargueiro.
A entrega é feita em Hamburgo para os clientes da Europa e do Oriente Médio e em Toulouse para os clientes do resto do mundo. [ 219 ]
Encomendas firmes do A380 e entregas líquidas [ 220 ]


200120022003200420052006200720082009201020112012Total
OrdensA380-80078034101024339432 [ 221 ]19 [ 222 ] [ 223 ]4 [ 224 ]257 [ 217 ]
A380F7100010-17-10000000
EntregasA380-8000000001121018 [ 223 ]26 [ 223 ] [ 225 ]1077

[ editar ] Operadores

Havia 75 aeronaves em serviço em Maio de 2012. [ 226 ] Em julho de 2011, havia 50 aeronaves em serviço de linha aérea com Emirados (15), Singapore Airlines (17), Qantas (9), Lufthansa (7), Air France (6 ), e da Coréia do ar (1). [ 227 ] O caminho mais curto que as moscas A380 regularmente é a partir de Seul - Incheon a Tóquio - Narita (1260 km ou 783 milhas grande círculo distância) com a Air coreano, embora a Air France também operou o A380 no mesmo curto Paris - Charles de Gaulle para Londres - Heathrow . percurso (344 km ou 214 milhas) em meados de 2010 [ 228 ]
Companhia aéreaPrimeiro vôo comercial
Singapore Airlines25 de outubro de 2007 [ 75 ]
Emirates01 de agosto de 2008 [ 79 ]
Qantas20 de outubro de 2008 [ 80 ]
Air France20 novembro de 2009 [ 229 ]
Lufthansa6 de junho de 2010 [ 230 ]
Coreano Air17 de junho de 2011 [ 231 ]
China Southern Airlines17 de outubro de 2011 [ 232 ] [ 233 ]
Malaysia Airlines1 de julho de 2012 [ 234 ]

[ editar ] Incidentes e acidentes

O A380 foi envolvido em uma ocorrência de aviação e nenhuma perda de acidentes casco como de julho 2012 . [ 235 ] [ 236 ]
  • Em 4 de novembro de 2010, Qantas vôo 32 , em rota de Singapore Changi Airport para Aeroporto de Sydney , sofreu uma falha de motor incontido , resultando em uma série de problemas relacionados, e forçando o vôo para retornar a Cingapura. Não houve feridos para os passageiros, da tripulação ou as pessoas no terreno, apesar de escombros caindo sobre a ilha indonésia de Batam . [ 237 ] O A380 foi danificado o suficiente para o evento a ser classificado como um acidente. [ 238 ] Qantas posteriormente aterrado todos seus A380s o assunto do dia a uma investigação interna tomada em conjunto com a fabricante de motores Rolls-Royce plc . Outros operadores de Rolls-Royce movidos a A380 também foram afetados. Posteriormente, investigadores determinaram a causa da explosão de ser um vazamento de óleo no Trent 900 motor. [ 239 ] Reparos um custo estimado US $ 139 milhões (~ $ 145m EUA). [ 240 ] Assim como outros motores Rolls-Royce do A380 também apresentaram problemas com o mesmo óleo de vazamento, a Rolls-Royce encomendados muitos motores de ser alterado, incluindo cerca de metade dos motores da frota de A380 da Qantas. [ 241 ]

[ editar ] Especificações

Comparação entre quatro a maior aeronave:
Airbus A380-800
Layout do A380-800, 519 configuração do banco
MediçãoA380-800A380F
Tripulação CockpitDois
Capacidade de estar525 (3-classe) [ 101 ]
644 (2-classe)
853 (1 aula)
12 correios
Comprimento total72,73 m (238,6 pés) [ 242 ]
Wingspan79,75 m (261,6 pés) [ 243 ]
Altura24,45 m (80,2 pés) [ 242 ]
Distância entre eixos33,58 m (110,2 ft) do trem de pouso de asa
36,85 m (120,9 pés) do trem de pouso corpo [ 242 ]
Trilha de roda12,46 m (40,9 pés) [ 242 ]
Fora largura da fuselagem7,14 m (23,4 ft)
Fora altura da fuselagem8,41 m (27,6 ft)
Largura máxima da cabine6,58 m (21,6 pés) principal plataforma
5,92 m (19,4 pés) do piso superior (piso)
Comprimento da cabine49,9 m (164 pés) principal da cabina
44,93 m (147,4 pés) do piso superior
Área da asa845 m 2 (9100 sq ft)
Relação de aspecto7,5
Varredura asa33,5 °
Peso táxi / rampa máxima562.000 kg (£ 1.240.000)592.000 kg (£ 1.310.000)
Peso máximo de decolagem560.000 kg (£ 1.200.000)590.000 kg (£ 1.300.000)
Peso máximo para pouso386.000 kg (850.000 lb)427.000 kg (£ 940.000)
Peso máximo do combustível a zero361.000 kg (800.000 lb)402.000 kg (£ 890.000)
Peso operacional vazio típico276,800 kg (£ 610.000)252,200 kg (£ 556.000)
Carga máxima estrutural89,200 kg (£ 197.000)149,800 kg (330.000 lb)
Volume de carga máximo176 m 3 (6.200 cu ft) [ 244 ]1.134 m 3 (40.000 pés cúbicos) [ 245 ]
Velocidade máxima de operação em altitude de cruzeiroMach 0,89 [ 101 ]
(945 km / h, mph 587, 510 nós)
Velocidade máxima em mergulho em altitude de cruzeiroMach 0,96 [ 246 ]
(em altitude de cruzeiro: 1020 km / h, 634 mph, 551 knots)
Tire corrida no MTOW / SL ISA2.750 m (9,020 pés) [ 176 ]2.900 m (9.500 ft) [ 176 ]
Faixa de carga de projeto15,400 km (8.300 milhas náuticas, 9.500 mi) [ 101 ]10,400 km (5.600 milhas náuticas, 6.400 mi)
Teto de serviço13.115 m (43.028 pés) [ 247 ]
Capacidade máxima de combustível320.000 L
(84.600 gal EUA)
310.000 L
(81.893 gal EUA),
320.000 L
Motores (4 ×)GP7270 (A380-861) Trent 970 / B (A380-841) Trent 972 / B (A380-842)GP7277 (A380-863F) Trent 977 / B (A380-843F)
Thrust (4 ×)310 kN (70.000 lbf) - GP7270 [ 248 ]
310 kN (70.000 lbf) - Trent 970 / B [ 249 ]
320 kN (72.000 lbf) - Trent 972 / B



fonte

 http://avioesgrandes.blogspot.com.br/2012/07/a380.html

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